Trabalhos desenvolvidos durante meses, soluções para problemas do presente e ideias para o futuro. A mostra de projetos criados por mais de 200 estudantes dentro da metodologia de ensino STEAM, que integra conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática da Escola SESI de Chapecó ocorreu no último sábado (14) nas instalações do SENAI.
Os visitantes conheceram trabalhos como robôs, maquetes, jogos, reprodução das últimas grandes guerras, estruturas 3D e outras invenções, feitas por estudantes de diferentes fases do Ensino Médio.
O coordenador da educação básica da Regional Oeste, Marcio Gonçalves da Rosa, destacou que a ideia é motivar os alunos para que desenvolvam soluções e mencionou que o evento não se limitou aos alunos do Ensino Médio, mas também incluiu a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Há uma provocação para que eles criem inovações. Parte dos projetos ainda são protótipos, pois ainda não podem ser totalmente implementados, enquanto outra parte já tem aplicação, como o projeto da horta, que está em funcionamento e integra conceitos da nossa metodologia STEAM”, salientou.
Um ponto-chave foi o papel ativo dos alunos no seu próprio processo de ensino-aprendizagem frisou a orientadora pedagógica do SESI/SENAI da Regional Oeste, Liane Barreto Ferrari, que ainda enfatizou que os estudantes são realizadores, mobilizando o conhecimento recebido para pensar em soluções práticas para problemas reais, seja na indústria ou na sociedade.
“Quando vemos os alunos à frente do próprio processo de aprendizagem, percebemos que eles se tornam realizadores. Eles são os protagonistas, recebem o conhecimento e estão no comando do processo, são capazes de mobilizar os saberes para pensar em soluções que estejam alinhadas às demandas da indústria ou da sociedade, sempre considerando as diferentes áreas do conhecimento”, ressaltou a orientadora pedagógica.
A estudante Brenda Galleazzi Seferino, de 16 ano,s está no 1º ano do Ensino Médio afirmou que foi desafiador desenvolver um projeto inovador, mas também sustentável. O grupo desenvolveu uma farmácia automatizada para idosos que têm dificuldade em tomar seus remédios de forma independente. “A ideia é que o sensor avise quando o remédio foi tomado. Se a pessoa não devolver o copo de metal, que tem um imã embaixo, o sistema reconhece. Foi um processo bem complexo, mas o protótipo deu certo.”
INTEGRAÇÃO
Parte fundamental da mostra, a metodologia STEAM estimula um pensar e um agir diferentes nos estudantes. Nela, conhecimentos e ferramentas da ciência e da tecnologia são interpretados pela engenharia (envolvendo processos de criação e prototipagem) e pelas artes (processos criativos e pensamento crítico), e são estruturados pela linguagem matemática.
O diretor de Educação, Saúde e Tecnologia da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Fabrizio Machado Pereira, reforçou que essa integração de conteúdos “desenvolve a capacidade de compreender e resolver problemas reais e complexos, sensíveis aos indivíduos e à sociedade”. Este foi o segundo ano da Mostra STEAM.
SOBRE
Santa Catarina tem 20 unidades da Escola SESI. Elas atendem turmas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio integrado. O propósito é formar mentes criativas e com pensamento crítico, desenvolvendo a autoconfiança por meio de um aprendizado dinâmico, multidisciplinar e tecnológico.
A Mostra STEAM foi realizado nas unidades de Blumenau, Brusque, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São Bento do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Tijucas, Tubarão e Videira.