Projeto “Despertando para a Tecnologia” forma jovens e transforma vidas em Blumenau
Projeto capacita jovens em tecnologia e programação, preparando-os para o mercado de trabalho.
A formação de uma nova geração de talentos em tecnologia foi celebrada na última terça-feira, (08), durante a conclusão da 4ª edição do projeto “Despertando para a Tecnologia” , que capacitou jovens da comunidade de Velha Grande, em Blumenau. Fruto de uma parceria entre a ProWay, Pública Tecnologia, TecMais e WorkDB, com o apoio da Casa de Acolhida São Felipe Neri, a iniciativa tem como objetivo capacitar adolescentes em áreas estratégicas da tecnologia e informática.
Lançado em 2021, com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social e o apoio da Prefeitura de Blumenau, o projeto já beneficiou dezenas de adolescentes, oferecendo oportunidades de formação em áreas de alta demanda, como informática avançada e programação.
Nesta 4ª edição, foram formadas oito turmas, sendo quatro voltadas para o aperfeiçoamento em Recursos Avançados do Office e do Google e outras quatro focadas no desenvolvimento de habilidades de HTML e CSS, preparando os jovens para o mercado de trabalho digital. O laboratório de TI da Casa São Felipe Neri, equipado com notebooks e climatizado, possibilitou um ambiente ideal para o aprendizado.
Um futuro cheio de oportunidades
Durante a cerimônia, o aluno Ruan Guilherme Kruger representou os formandos, compartilhando sua experiência no curso e como essa oportunidade abriu novas perspectivas em sua vida. “Esse projeto não nos ensinou apenas a usar ferramentas tecnológicas, mas também nos mostrou que podemos construir um futuro melhor”, afirmou o jovem.
Os instrutores Camila Stadnicki e Jonas Reiter também foram homenageados pela dedicação e comprometimento na condução das aulas, sendo fundamentais no sucesso do projeto. O evento encerrou com a entrega dos certificados, marcando a conclusão de 20 horas/aula no curso de Recursos Avançados do Office e do Google e 32 horas/aula no curso de HTML e CSS – ao todo, considerando todas as turmas, foram prestadas 208 horas/aula de formação tech e 75 certificados emitidos.
“É uma alegria imensa ver esses jovens formados no projeto ‘Despertando para a Tecnologia’. Com a ajuda de Deus, o conhecimento transforma vidas e abre portas para um futuro melhor. Agradeço aos parceiros e instrutores por tornarem isso possível”, enfatizou Gisele Cunha, fundadora da Casa de Acolhida São Felipe Neri.
A cerimônia de formatura contou com a presença de diretores e representantes das empresas investidoras como Sérgio José Tomio, CEO da ProWay, e Alexandre Hwizdaleck, CEO da Pública Tecnologia, que enfatizaram o papel transformador da educação tecnológica, especialmente quando instalados por parcerias entre o setor privado e iniciativas sociais.