Para encontrar as melhores ofertas, Ítala sugere usar o Google Shopping e plataformas de cashback. “É importante pesquisar os produtos dentro do seu orçamento antes de ir às compras. Isso evita surpresas e a garantir as melhores escolhas pelo melhor custo-benefício. A especialista também ressalta que o cartão de crédito pode ser útil, desde que utilizado com cautela e dentro do orçamento previamente estabelecido”.
Para quem está com o orçamento apertado, Ítala propõe alternativas como a organização de amigos secretos ou a confecção de presentes personalizados. “Montar kits caseiros, como sabonetes artesanais ou caixas de doces, pode ser uma opção acessível”, diz. Outras ideias incluem criar presentes próprios, como um porta-retrato com uma foto especial ou confeccionar presentes simples com a ajuda das crianças. “Também é possível procurar presentes que combinem com as pessoas, mas que estejam dentro do orçamento”, acrescenta.
Em relação ao parcelamento, a especialista afirma que, quando controlado, pode ser vantajoso. Ela sugere priorizar cartões que ofereçam benefícios como cashback e evitar extrapolar o orçamento mensal, para que o 13º salário seja preservado ou até investido.
Com planejamento e criatividade, é possível celebrar o Natal sem dificuldades financeiras. Segundo Ítala dos Anjos, “o maior presente é começar o ano novo sem dívidas”.