Por Yasmin Mior
O Oeste Catarinense é uma região rica em história, belezas naturais e cultura. Com forte influência europeia por conta da colonização sobretudo alemã e italiana, essa área do Estado encanta os visitantes pelo seu charme rural, gastronomia autêntica e paisagens surpreendentes. Se você está em busca de um destino que combina tranquilidade, aventura e tradições, o Oeste de Santa Catarina é o lugar certo. Conheça mais sobre ele neste guia preparado pelo portal Conecta SC.
POR QUE VISITAR O OESTE CATARINENSE?
Com mais de 100 municípios, que dividem-se entre o Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste, a região é marcada por seu acolhimento, águas termais relaxantes e roteiros de ecoturismo. O Grande Oeste, como é popularmente conhecido, também se destaca pela hospitalidade de sua gente, além da rica herança cultural expressa em festas, arquitetura e culinária.
PRINCIPAIS DESTINOS E ATRAÇÕES CULTURAIS NO OESTE CATARINENSE
CHAPECÓ: A CAPITAL DO OESTE
Chapecó é o maior município do Oeste de Santa Catarina, sendo também o principal centro econômico e cultural da região. Algumas de suas principais atrações são:
- Arena Condá: Estádio e casa da Chapecoense, ideal para os amantes de futebol.
- Eco Parque: Um espaço para lazer, caminhadas e contato com a natureza no centro da cidade, feito para toda a família.
- EFAPI: Um dos maiores eventos do agronegócio do país, a Expofeira do Brasil ocorre a cada dois anos no município e conta com diversos atrativos como shows, exposições e parques de diversão ao longo de sua duração. Conforme o calendário, a próxima edição da EFAPI deve acontecer entre os dias 10 e 19 de outubro de 2025.
Confira um guia completo dos atrativos turísticos de Chapecó.
ITÁ: CIDADE DAS ÁGUAS TERMAIS
Após ser reconstruída em 1996 para dar espaço a uma das principais hidrelétricas de Santa Catarina, Itá se tornou uma cidade exemplo de planejamento turístico. Nela, os visitantes encontram:
- Águas Termais: Com piscinas naturalmente quentes;
- Torres Submersas: Resquícios da Antiga Igreja Matriz São Pedro, que emergem nas águas de um lago artificial criado no local após o alagamento da antiga cidade;
- Parque de Aventuras: O município conta com um programa de Ecoturismo, no qual está incluso a descida na tirolesa de 1.780 metros, atividades de arvorismo e passeios de funicular.
XANXERÊ E XAXIM: HISTÓRIA E CULTURA
Apesar de pequenas em dimensão territorial, as cidades são famosas em Santa Catarina pelo turismo religioso e cultural. Nelas, é possível visitar a Catedral de Xanxerê, um marco arquitetônico e religioso da cidade, assim como as festas Coloniais, eventos que celebram a herança europeia com danças, música e culinária típica de países como a Alemanha e a Itália.
PALMITOS E SÃO CARLOS: TERMAS E NATUREZA
No Extremo-Oeste catarinense, Palmitos e São Carlos são retiros naturais que contam com complexos termais para relaxamento e diversão. Nos locais é possível explorar também trilhas que levam a cachoeiras e áreas de preservação ambiental. Perfeito para quem deseja um retiro em meio a natureza para descansar e renovar as energias!
SÃO MIGUEL DO OESTE: TRADIÇÃO E MODERNIDADE
Uma cidade que mistura tradição com desenvolvimento econômico, São Miguel do Oeste proporciona aos seus visitantes festas italianas de comidas e músicas típicas do país europeu. É possível também conhecer melhor a cidade por meio de seus museus regionais que contam sobre a colonização e o desenvolvimento do município.
GASTRONOMIA DO OESTE CATARINENSE
A culinária da região é um espetáculo à parte. Ela é marcada por pratos que refletem a herança europeia e o estilo de vida rural do Oeste catarinense. Não deixe de experimentar:
- Galeto e Polenta: Um clássico da gastronomia italiana.
- Cucas e Pães Caseiros: Feitos com receitas que passam de geração em geração.
- Churrasco e Costela Fogo de Chão – também conhecido como Costelão: Especialidades que representam a tradição gaúcha e serrana.
ATIVIDADES IMPERDÍVEIS NO OESTE CATARINENSE
- Roteiros Rurais: Visite propriedades agrícolas que oferecem degustações de produtos coloniais, como queijos, vinhos e embutidos.
- Turismo Religioso: Explore santuários e igrejas, como o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, em Xanxerê.
- Eventos Culturais: Participe de festas típicas, como a Kerbfest, em Cunha Porã, e a Festa Nacional da Polenta, em Lindóia do Sul.
- Esportes de Aventura: Aproveite trilhas, rapel e esportes aquáticos em rios e cachoeiras.
- Prainha: Longe do litoral, construída em Caxambu do Sul, a “prainha” é o maior investimento público feito no município desde sua criação em 1962. Orçado em mais de R$ 10 milhões, considerando o acesso asfaltado até o local, que conta inclusive com ciclovia, o local foi pensado para celebrar os 62 anos de existência da cidade.
HOSPEDAGEM NA REGIÃO
A região oferece opções para todos os gostos e orçamentos, incluindo:
- Pousadas Rurais: Para quem deseja uma experiência imersiva no campo.
- Hotéis Termais: Com infraestrutura completa para relaxamento.
- Hotéis Urbanos: Localizados nos centros das cidades maiores, como Chapecó.
VISITE O OESTE CATARINENSE
O Oeste Catarinense é um destino surpreendente, onde história, cultura e natureza se encontram para proporcionar experiências únicas. Seja explorando as águas termais, degustando pratos típicos ou desbravando as trilhas da região, cada momento de sua viagem será inesquecível.