De 26 de fevereiro até final de maio, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, realiza o processo de seleção na Rede Municipal de ensino em Joinville. Esse ano 60 escolas municipais recebem a equipe do Bolshoi Brasil. As pré-seletivas nas escolas municipais de Joinville são uma tradição desde a fundação da Escola Bolshoi. Visa oportunizar o acesso de crianças de Joinville para se tornarem alunos da Escola Bolshoi.
Participam dos testes meninas nascidas de 2013 a 2015 e meninos nascidos de 2012 a 2015 do município de Joinville. Esta etapa é focada nas avaliações físicas não é necessário conhecimento de dança. São analisadas características como flexibilidade, alongamento e rotação do quadril.
“Usamos exercícios básicos e lúdicos como saltar, encostar as mãos nos pés sem dobrar os joelhos e outros inerentes ao desenvolvimento da dança”, explica Sylvana Albuquerque, coordenadora do processo seletivo da Escola Bolshoi. Por meio desses movimentos os avaliadores analisam as habilidades das crianças para se desenvolverem no Método Vaganova, utilizado para o ensino de dança clássica na instituição.
Os classificados nesta etapa de Pré-seleção são encaminhados para a Seleção Nacional, que ocorre nos dias 18 e 19 de outubro de 2024 na sede da Escola Bolshoi, com crianças de todo o país. Os aprovados na seleção ingressam na primeira série em 2025.
A oportunidade dos alunos da rede pública de ensino tentarem uma vaga para ingressarem na única filial do tradicional balé russo fora de Moscou ocorre por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação de Joinville e a Escola Bolshoi, contemplando todas as regiões da cidade.
Atualmente, dos 236 alunos matriculados, 44 são da cidade de Joinville.
Bolshoi Brasil
A Escola Bolshoi concede 100% de bolsas de estudo para todos os aprovados. Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudo no Bolshoi. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Cerca de 6 mil metros quadrados de absoluta dedicação profissional ao ensino. Espaço ideal para formar artistas da dança dentro da metodologia do Teatro Bolshoi.
A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Loterias Caixa, Diamante Energia, Porto Seguro, Whirpool, Aurora, Brascabos, BRDE, Catallini Terminais Marítimos, Celesc, Ciser, Engie, Nidec, Texpa, TKEe demais Amigos que contribuem com a arte no país.