Turismo em Chapecó: conheça as principais atrações turísticas da Capital do Oeste catarinense
Imagem aérea de Chapecó (Foto: Prefeitura de Chapecó, Divulgação, LinkedIn)
Bem-vindo(a) ao guia de turismo mais completo sobre Chapecó, a Capital do Oeste catarinense. Se você está programando alguma viagem para a região, nós, do Portal Conecta SC, separamos nesta matéria as principais atrações turísticas do município, que conta com muita riqueza cultural em suas raízes. Aproveite a leitura e conheça o melhor que Chapecó tem a lhe oferecer!
CONHEÇA AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES TURÍSTICAS DE CHAPECÓ
Arena Condá: o berço da Chapecoense
A Arena foi inaugurada em 1º de fevereiro de 2009, numa partida durante o Campeonato Catarinense daquele ano, contra o Brusque, com uma vitória de 4 x 1. O local tem capacidade total de 20.089 pessoas, sendo 1.560 nas cadeiras; 4.099 na arquibancada social; 6.718 na arquibancada leste; 3.650 na arquibancada sul; e 4.062 na arquibancada norte. A Arena está localizada na Rua Assis Brasil, 807E, Centro de Chapecó.
Aqui você encontra detalhes do hino do time, seus títulos conquistados e mais sobre seu mascote, o Índio Condá. Para ser sócio, acesse este site.
Galeria Municipal de Arte
Galeria Dalme Marie Grando Rauen (Foto: Prefeitura de Chapecó, Divulgação)A Galeria Dalme Marie Grando Rauen está ativa em Chapecó desde 21 de agosto de 2002. Localizada na Praça Coronel Bertaso, a Galeria de Arte vem sendo utilizada como espaço para exposições e difusão das artes visuais, tornando-se referência em Santa Catarina. O espaço expográfico é dedicado aos artistas chapecoenses. A realização das exposições ocorre por meio de edital ou parceria com outras instituições.
A Prefeitura de Chapecó oferece suporte para montagem, mediação, produção de convites e divulgação para as mesmas. O e-mail para contato é: artesvisuais@chapeco.sc.gov.br. Telefone: (49) 3321-8509.
Trilha do Pitoco: Aventura em meio a natureza
Trilha do Pitoco (Foto: Divulgação, Instagram)A Trilha do Pitoco faz parte da Rota do Vale do Rio Uruguai, localizada no interior de Chapecó, na Linha Goio-ên, Estr. Capinzal – Alto Lagoa Funda. O caminho conta com seis cachoeiras no total.
Elas seguem ao longo do Rio Uruguai, com vários pontos de observação. Informações sobre a trilha podem ser obtidas pelo Instagram ou pelo WhatsApp (49) 98894-7274. O espaço é uma propriedade particular, aberta das 8h às 18h30. Um fato curioso – e fofo – é que o nome da trilha se deve ao cachorro Pitoco, mascote da família dona do local, que tornou-se conhecido por acompanhar os visitantes durante todo o percurso da mesma.
Estância das Águas Recreação e Turismo
Estância das Águas Recreação e Turismo (Foto: Prefeitura de Chapecó, Divulgação)Localizada no Distrito Marechal Bormann, Rod. 480 (sentido RS), a Estância das Águas é a melhor pedida para se refrescar no verão escaldante da cidade. Para todas as idades, o clube fica aberto de Terça-feira a domingo, a partir das 09h00 até as 18h30. Não há necessidade de ser sócio para o frequentar. Para a temporada, os valores dos ingressos podem ser acessados aqui.
O Clube Estância das Águas foi fundado em 1990, no intuito de trazer a região oeste de Santa Catarina um parque aquático completo, que conta com área de camping, churrasqueiras, quiosques, piscinas, tobogãs piscina infantil, piscina coberta, restaurante, ilha e lago para pesca.
Parque das Palmeiras
Parque das Palmeiras (Foto: Prefeitura de Chapecó, Divulgação)Um local para a família! Com uma área arborizada de 14 mil m² iluminada, o Parque das Palmeiras possui churrasqueiras, sanitários, parque infantil com 520 m², pista para caminhada e estacionamento. Ele está localizado no Bairro Parque das Palmeiras, distante cerca de cinco quilômetros do Centro.
Catedral Santo Antônio: Polo religioso de Chapecó
Catedral Santo Antônio (Foto: Prefeitura de Chapecó, Divulgação)Um dos principais atrativos religiosos de Chapecó, a Catedral Santo Antônio está localizada na R. Mal. Floriano Peixoto – Centro. Ela tem duas torres com 40 metros de altura e a vista do alto tem formato de cruz. Atrás da Catedral há uma gruta em pedra com imagens de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora das Graças, onde os fiéis podem fazer orações e pedidos. Acompanhe as novidades da Diocese de Chapecó neste link.
O Desbravador
O Desbravador (Foto: Prefeitura de Chapecó, Divulgação)Situado no perímetro urbano de Chapecó, o monumento O Desbravador foi inaugurado em 25 de Agosto de 1981 com o objetivo de homenagear os primeiros desbravadores que colonizaram e construíram o município. Criado pelo artista plástico Paulo de Siqueira, mostra a figura de um gaúcho empunhando um machado, simbolizando o trabalho.
Na mão esquerda, um louro simbolizando a conquista e a vitória. O monumento possui 14 metros de altura, 5,70 metros de largura e pesa 09 toneladas. A obra é um cartão de visitas e ponto de identificação da cidade, localizado próximo à Catedral.
Capela São Carlos
Capela São Carlos (Foto: Prefeitura de Chapecó, Divulgação)A história da Capela São Carlos remonta à comunidade da Colônia Bacia, que teve seu início em 1947 com a chegada dos primeiros colonos, procedentes do Estado do Rio Grande do Sul, sendo a maioria de origem italiana e praticante da religião católica. Por sugestão do então Frei Liberato, o local passou a chamar-se Colônia Bacia devido ao seu relevo.
Com o passar dos tempos, os moradores sentiram a necessidade de construir uma capela para celebrar suas orações. O grande incentivador para construção da capela foi Frei João Vianey Erdrich, que na década de 1950 propôs a construção de outras 16 capelas com o mesmo modelo arquitetônico, em estilo franciscana, edificada em madeira e telhas de zinco.
No ano 2000 a Igreja foi recuperada, como forma de manter e valorizar a história e a cultura desse povo.
Gruta da Sede Figueira
Gruta da Sede Figueira (Foto: Prefeitura de Chapecó, Divulgação)Localizada no Distrito de Sede Figueira, a mil metros da BR-282, o local é composto por três grutas que se formaram na rocha e uma cachoeira com aproximadamente oito metros de queda d’água. A capela de Nossa Senhora de Lourdes fica em frente a uma das grutas, onde anualmente, no mês de dezembro, realiza-se a Romaria Penitencial para a Santa, contando com a participação de cerca de 5.000 pessoas.
Em meio a mata nativa há a Trilha dos Mistérios do Rosário, com 15 esculturas em pedra de arenito, de um metro de altura X 0,80 centímetros de largura, simbolizando cada um dos mistérios. As obras foram confeccionadas pelo artista chapecoense Cyro Sosnoski.
Museu da Cultura Italiana
Museu da Cultura Italiana (Foto: Prefeitura de Chapecó, Divulgação)Localizado na Comunidade da Colônia Cella, o espaço conserva parte da história da imigração italiana, com cerca de 300 peças, na maioria instrumentos de trabalho na agricultura, utilizadas pelos moradores no início do século XX.
Mirante da Ferradura
Mirante da Ferradura (Foto: Prefeitura de Chapecó, Divulgação)É parte da história de Chapecó. Por lá, os primeiros moradores (do ciclo da madeira) passavam pelo local em suas rotas de negócios. O Mirante fica em frente para uma parte do Rio Uruguai, que faz uma curva fechada, motivo pelo qual recebeu esse nome, pois lembra uma ferradura.
Tirolesa Interestadual: Emoção pelos ares
Tirolesa Interestadual (Foto: TripAdvisor, Divulgação)Uma das programações mais divertidas do município, a tirolesa está na divisa entre Chapecó e o Rio Grande do Sul, no Porto Goio-Ên. A atração funciona das 09:30 às 18:30 de quarta a sexta-feira com agendamento. Finais de semana e feriados, sem necessidade de agendar. São 1.300 metros de pura adrenalina entre Estados! Confira valores aqui.
Praça Coronel Bertaso
Praça Coronel Bertaso (Foto: Prefeitura de Chapecó, Divulgação)
Localizada ao lado do monumento O Desbravador e em frente à Catedral, a praça agrega lazer, cultura e história a Chapecó. A área inclui um parque infantil e uma fonte luminosa com jato d’água. Um painel histórico feito em argamassa retrata parte da história da cidade.
Eco Parque
Eco Parque (Foto: Prefeitura de Chapecó, Divulgação)
Localizado na Avenida Getúlio Vargas em frente ao 2º BPM, o Eco Parque possui área verde com árvores nativas e eucaliptos, lago com ponte, três trilhas para caminhada, áreas de convivência, playground, banheiros e academia ao ar livre. O local foi reinaugurado em dezembro de 2021, e é perfeito para passeios em família. Horário de operação: 06h às 21h, todos os dias.
Parque Palmital
Parque Palmital (Foto: Prefeitura de Florianópolis, Divulgação)
O Parque Palmital proporciona um ambiente agradável para caminhadas. No local, há uma escultura que representa o Sr. Angelo Sartori, pioneiro da região. A estrutura do Parque foi revitalizada recentemente, em 2022, com a demolição das antigas estruturas existentes e que deram lugar a novos banheiros, espaço para o administrativo, guarita, portões, 600 metros de pistas de caminhada em paver e com iluminação de led, cercamento novo, passeio ao redor do parque, estacionamento, quadra poliesportiva coberta (iluminada e fechada), quadra de areia, espaço pet, playground, churrasqueiras, quiosques completos, orquidário, pergolado, mesas, plantio de grama e flores, reforma do monumento e fonte /chafariz interativo e iluminada.
APROVEITE SEU PASSEIO
Agora que você já conheceu os principais pontos turísticos de Chapecó, ficou fácil montar um roteiro para passear pela cidade, né? Ao longo de suas decoradas avenidas, o município ainda oferece diversas opções gastronômicas para todos os gostos, além de um povo acolhedor e simpático com seus visitantes. A cidade ainda conta com o Pátio Shopping Chapecó para quem gosta de uma programação mais indoor, com cinema e lojas.
Visite o Chapecó e se encante com o que a Capital do Oeste Catarinense tem a oferecer! E se alguma dúvida surgir, é só voltar em nosso guia.