UDESC promove uso crítico de tecnologias digitais no contexto escolar

tecnologias digitais no contexto escolar
tecnologias digitais no contexto escolar

Você já parou para pensar em como as tecnologias digitais no contexto escolar estão transformando a educação? No Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), essa transformação está em pleno andamento com o programa de extensão “Cultura Digital e Escola: teoria e prática”. Atualmente em sua segunda edição, este programa busca “promover a reflexão e a apropriação de tecnologias digitais de rede no contexto escolar, contribuindo para práticas educativas contextualizadas no espaço-tempo em que vivemos”. Vamos explorar como essa iniciativa está impactando professores e alunos, e como ela pode inspirar novas práticas educativas.

O QUE É O PROGRAMA CULTURA DIGITAL E ESCOLA?

Coordenado pelas professoras Lidiane Goedert e Karina Marcon, do Departamento de Pedagogia a Distância (Dpad), o programa “Cultura Digital e Escola” realiza três ações principais: um grupo de estudos e dois cursos online. Essas atividades mobilizam mais de 400 pessoas, incluindo professores da educação básica e do ensino superior, bem como estudantes de licenciatura e pós-graduação.

DA EDUCAÇÃO BÁSICA À SUPERIOR

Quem são os participantes desse programa? Além dos professores da educação básica e superior, estudantes de licenciatura e de pós-graduação da área de Educação também estão envolvidos. Uma das ações mais destacadas deste ano é o curso de extensão “Produção de Podcasts como Ferramentas Educacionais”, totalmente gratuito e online. Este curso, ministrado pelo técnico universitário Glenio Madruga II, oferece aos participantes habilidades teóricas e práticas para a criação e produção de podcasts como recursos educacionais.

CURSOS QUE FAZEM A DIFERENÇA

Outro curso de extensão, coordenado pela professora Lidiane Goedert, foca na narrativa digital como prática de mediação pedagógica. Este curso já teve uma edição realizada entre abril e maio deste ano e terá outra programada para setembro e outubro do ano que vem. Além disso, o grupo de estudos coordenado pela professora Karina Marcon promove encontros quinzenais para debater temas relacionados ao contexto social, comunicacional e tecnológico e suas relações com a escola.

USO CRÍTICO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR

Por que é importante debater o uso crítico das tecnologias digitais em rede? As professoras Lidiane e Karina explicam que o programa “Cultura Digital e Escola” surgiu da necessidade de discutir essa intensa relação entre cultura digital e escola no contexto contemporâneo. As ações desenvolvidas dão continuidade a um trabalho iniciado em 2020, com o programa de extensão “Redes Sociais e Escola: publicar, curtir e compartilhar”, que envolveu estudantes do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei) e do curso de Pedagogia EAD, além de professores da rede municipal de Florianópolis.

PESQUISAS E PARCERIAS

As ações extensionistas estão vinculadas ao Laboratório de Cultura Digital (LabCult) na Udesc Cead, e ao grupo de pesquisa Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar Sul na Udesc Faed. Com diversas parcerias externas, o grupo de estudos tem expandido seu alcance, incluindo agora profissionais de várias cidades brasileiras.

CONHEÇA AS AÇÕES

Grupos de Estudos Cultura Digital e Escola: Coordenado pela professora Karina Marcon, debate autores contemporâneos em encontros síncronos pela plataforma Moodle, aprofundando temas relativos ao contexto social, comunicacional e tecnológico.

Curso Online Narrativa Digital como Prática de Mediação Pedagógica: Coordenado pela professora Lidiane Goedert, este curso discute a produção e o uso de narrativas digitais na educação escolar, estruturado em quatro módulos complementares.

Curso Online Produção de Podcasts como Ferramentas Educacionais: Coordenado pelo técnico universitário Glenio Madruga II, é um curso autoinstrucional que visa capacitar os participantes em habilidades teóricas e práticas para a produção de materiais em áudio como recursos educacionais.

O LABORATÓRIO DE CULTURA DIGITAL

O LabCult foi criado na Udesc Cead em 2020, como uma resposta às intensas transformações sociais, culturais e educacionais. A coordenadora Karina Marcon explica que “a Licenciatura em Pedagogia EAD tem ênfase na apropriação das Tecnologias Digitais de Rede, e muitas das disciplinas de sua matriz curricular buscam estabelecer relações teóricas e práticas entre as áreas de Comunicação, Tecnologias e Educação”. O LabCult sistematiza práticas acadêmicas que têm a cultura digital e seus processos educativos como núcleo de convergência.

A IMPORTÂNCIA DE PROGRAMAS COMO ESTE

Por que programas como “Cultura Digital e Escola” são tão importantes? Eles permitem que educadores e estudantes se apropriem criticamente das tecnologias digitais, desenvolvendo práticas pedagógicas inovadoras e contextualizadas. Ao promover a reflexão sobre o uso dessas tecnologias, o programa contribui para uma educação mais inclusiva e conectada com a realidade contemporânea.

QUER PARTICIPAR?

Se você se interessou por essa iniciativa, ainda dá tempo de se inscrever no curso de “Produção de Podcasts como Ferramentas Educacionais”. As inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira, 26 de julho, e o curso será realizado de 5 a 30 de agosto. Para mais informações, visite o site da Udesc Cead ou siga o perfil no Instagram.

BENEFÍCIOS PARA EDUCAÇÃO

O uso das tecnologias digitais de rede está revolucionando a educação. Iniciativas como o programa “Cultura Digital e Escola”  mostram como é possível integrar essas tecnologias de forma crítica e inovadora, beneficiando professores e alunos. Ao fomentar o debate e a prática, essas ações contribuem para uma educação mais dinâmica e conectada com o nosso tempo.


Acompanhe o Portal Conecta SC e fique por dentro das notícias de Santa Catarina também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter.

Fonte
Agência de Notícias SECOM SC
Exit mobile version