Candidatos a prefeito de Florianópolis em 2024: quem são e o que defendem

candidatos a prefeito de florianópolis nas eleições de 2024
Fotografia: Francine Canto

 

Estamos a menos de dois meses das eleições municipais de 2024, e em Florianópolis já temos diversos nomes colocados como candidatos a prefeito. A disputa promete ser acirrada, com candidatos de diferentes espectros políticos e variadas propostas para a cidade.

O atual prefeito, Topázio Neto, enfrenta críticas dos adversários por apresentar em suas redes uma cidade que diverge da realidade encontrada pelo povo.

A esquerda entra na disputa dividiva, com Marquito, candidato do PSOL de um lado e Lela, canditato do Lula, do PT, ganhando espaço de outro.

Dário Berger também retorna a cena, com apoio de Gean Loureiro.

Pedrão, Portanova, Mateus Souza, Carlos Muller também estão colocados.

Conta pra gente! Qual o seu favorito?

CANDIDATOS A PREFEITO EM FLORIANÓPOLIS

Topázio Neto (PSD)

O atual prefeito, Topázio Neto, do PSD, chegou à prefeitura sem muito esforço, como vice de Gean Loureiro e agora busca a reeleição, em sua primeira campanha política como candidato a prefeito. Sua administração tem focado em questões urbanas, infraestrutura e a modernização dos serviços públicos. Conhecido como o prefeito “tik-toker”, enfrenta críticas dos adversários por apresentar em suas redes uma cidade que diverge da realidade encontrada pelo povo. Em convenção, o nome da atual vereadora da capital Maryanne Mattos, do PL, foi apontado para candidata a vice-prefeita.

Vanderlei “Lela” Faria (PT)

Graduado em administração pública, Lela é o candidato do Lula em Florianópolis. Como vereador por dois mandatos pelo PDT na Câmara de Florianópolis, Lela presidiu diversas comissões parlamentares, incluindo as de Educação, Cultura e Desporto, Mulheres, Pesca e Agricultura, e presidiu a CPI dos Radares, que teve um impacto significativo na administração pública local. Sua campanha deve enfatizar políticas sociais robustas, questões relacionadas ao meio ambiente e à infraestrutura, como o saneamento básico, e o fortalecimento dos serviços públicos. A coligação para a disputa na capital foi firmada entre o PT e o PSB. O partido também faz parte da federação “Brasil da Esperança”, composta por PV e PCdoB. Para vice, foi indicada a advogada Ana Carolina Andrade, do PSB.

Marquito (PSOL)

Marquito, deputado estadual pelo PSOL, é uma figura conhecida entre os eleitores de esquerda. Com um histórico de ativismo em causas ambientais e sociais, ele defende uma gestão participativa e sustentável para a cidade, priorizando políticas inclusivas e o combate às desigualdades. Com coligação firmada entre PSOL, UP (Unidade Popular) e REDE, terá como vice-prefeita, Claudia “Zininha”. 

Pedrão Silvestre (PP)

Pedrão Silvestre, deputado estadual pelo Progressistas (PP), já concorreu à prefeitura anteriormente e terminou em terceiro lugar nas eleições de 2020. Ele promete uma cidade mais transparente e amiga do empreendedor, com propostas de revisão do Plano Diretor e melhorias na infraestrutura urbana. Apesar de coligação com o Partido Renovação Democrática (PRD), o cargo de vice será ocupado pelo também progressista, coronel Marcelo Pontes.

Dário Berger (PSDB)

Dário Berger, ex-senador e ex-prefeito de Florianópolis e São José, é outro nome na disputa. Filiado ao PSDB, ele possui um histórico político consolidado e deve focar em políticas de desenvolvimento econômico e urbano, buscando trazer a experiência de suas gestões anteriores para a administração da capital catarinense. Para vice, o nome em alta até o momento é de Maria Cláudia Goulart, que é filiada ao União Brasil.

Carlos Muller (PSTU)

O professor de história no ensino público da capital, Carlos Muller (PSTU) é outro nome da disputa eleitoral. Muller, já foi candidato a prefeito de São José, em 2008, e a vice-prefeito, em 2012; e atuou como  diretor do sindicato dos servidores públicos municipais da Capital (Sintrasem). A chapa que conta com o nome de Luiz Pegoraro para vice, não terá coligações partidárias. 

Rogério Portanova (Avante)

Rogério Portanova é a aposta do Avante como candidato a prefeito de Florianópolis. Portanova destaca que seu mandato terá foco na questão ambiental, buscando harmonia entre o social e o ambiental, apresenta como plataforma dar melhores condições de vida aos moradores da capital. Até o momento, não foi confirmado o nome de vice para a chapa.

Mateus Souza (PMB)

O PMB, Partido da Mulher Brasileira, em convenção indicou o advogado Mateus Souza, como pré-candidato para concorrer à prefeitura manezinha. Souza, já foi candidato a vereador em Palhoça, pelo AGIR, em 2016. Para a disputa, Olindina Pereira foi indicada como vice. O partido não conta com coligação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A diversidade de candidatos a prefeito em Florianópolis reflete um cenário político dinâmico, com propostas variadas que atendem a diferentes segmentos da sociedade. A campanha eleitoral promete ser intensa, com debates focados em questões essenciais para o futuro da cidade, como desenvolvimento urbano, sustentabilidade, inclusão social e transparência administrativa.

Os eleitores terão a oportunidade de avaliar as propostas de cada candidato e decidir qual visão de cidade desejam para os próximos anos. Até lá, as campanhas continuarão a se desenvolver e ganhar forma, preparando o terreno para uma eleição competitiva e cheia de expectativas.

Exit mobile version