O Urban Tech Forum será um evento para pensar o futuro das cidades e como elas podem se desenvolver de forma inteligente e sustentável. Marcado para o próximo dia 05 de setembro, o ponto de encontro será o Passeio Sapiens em um espaço, em Florianópolis, que une inovação ao turismo e à natureza, além de valorizar a rua como organismo vivo. As inscrições gratuitas para participar do evento estão abertas.
A primeira edição do Urban Tech Forum, realizada pela Vertical Smart Cities da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), vai convergir o ambiente do evento aos temas centrais das discussões com uma programação dividida em cinco trilhas, são elas: transformação digital do governo; turismo; mobilidade inteligente e sustentável; sustentabilidade urbana; e tecnologias emergentes. As temáticas assumem relevância no período pré-eleitoral em que o evento acontecerá, pois serão abordadas soluções para a eficiência da gestão pública nos municípios.
Para Thaís Nahas, diretora da Vertical Smart Cities, a discussão é necessária, especialmente no período pré-eleitoral, para a construção de uma pauta de conversas sobre o tema que engaje a população. “O Urban Tech Forum está sendo organizado para que possamos debater sobre a necessidade de tornar a gestão pública mais eficiente, bem como tornar nossas cidades mais sustentáveis e dinâmicas, com exposições de boas práticas e inovações. O evento é o grande encontro entre os membros da Vertical de Smart Cities e a sociedade”.
Entre os painelistas estarão presentes especialistas da academia, do mercado e do setor público. Alguns nomes já estão confirmados como: Rodolfo Nicolazzi, coordenador de Projetos do LabTrans da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Anderson Ribeiro, coordenador sênior do Floripa Airport, e Kita Xavier, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC).
O pesquisador em Clima e Sustentabilidade da secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE) do Governo do Estado de Santa Catarina, Francisco Veiga, será um dos painelistas representando o setor público junto aos secretários da Prefeitura de Florianópolis: Rafael Hahne, de Transportes e Infraestrutura, e Michel Mittmann, de Planejamento e Inteligência Urbana, além de Cibele Assmann, chefe do Departamento de Tecnologias Urbanas do município.
O mercado de tecnologia fará parte do centro das discussões apresentando soluções inovadoras para as cidades. Alguns dos empreendedores que estarão presentes no palco do Urban Tech Forum serão: Laura Lidia, CEO da URBAN etc, Carlos Cappelini, sócio-fundador da Toordata, Nelson Füchter, CEO da Fever Mobilidade, Celso Berri, co-fundador e CEO da Webphy, e Thaís Nahas, CEO da Intelink Mercado e Inovação e diretora da Vertical Smart Cities da ACATE.
O grupo da Vertical de Negócios da ACATE que possui foco em cidades inteligentes é composto por mais de 90 empresas de tecnologia, as quais se reúnem com o propósito de tornar os municípios mais dinâmicos, sustentáveis e eficientes. Também participam da iniciativa representantes de governos, academia e da sociedade civil.
O Urban Tech Forum no Passeio Sapiens, espaço que é parceiro do evento e é um Centro de Inovação ACATE, nasce com o objetivo de difundir o propósito da Vertical Smart Cities e catalisar inovações para as cidades. Para tanto, o evento tem o patrocínio do CREA-SC e a parceria do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, do Colégio de Entidades Regionais de Santa Catarina (CDER) e das Entidades de Classe do CREA-SC.