Com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram em Florianópolis e região metropolitana, a Associação FloripAmanhã comemora neste mês de agosto seus 19 anos de fundação. A entidade foi criada para unir esforços e articular forças de diferentes atores da sociedade em busca da construção coletiva da cidade que queremos: preservada, planejada, inovadora e segura.
Ao longo desses 19 anos foram muitas contribuições, como: Programa Adote uma praça; plano de ordenamento náutico; estudos do Plano Diretor; Floripa 2030/40/50; RAPI – Relatório Anual de Progresso de Indicadores; Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia; saneamento básico; e participação em diversos Conselhos, Fóruns e grupos que ajudam a pensar e propor uma cidade melhor.
“É um momento de comemorarmos o que já fizemos, mas vai além, pois temos que discutir novas ideias e propor boas ações para seguirmos contribuindo e construindo uma Florianópolis mais humana, inteligente e sustentável”, afirma o presidente da Associação, Salomão Mattos Sobrinho.
Ao longo do mês, a Associação FloripAmanhã, celebrou seu aniversário de diferentes formas e com ações voltadas à discussão de temas pertinentes ao desenvolvimento da cidade e com a participação dos diversos setores. Um encontro online reuniu associados, convidados e a Arquiteta e Urbanista, Cibele Aussmann, que apresentou o Programa Floripa Cidade Eficiente. Já no dia 20, foi realizado o Almoço Estratégico do Movimento Floripa Sustentável, no Majestic Palace Hotel, em homenagem à Associação. O encontro teve palestra com o arquiteto e ex-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil Sergio Magalhães sobre Urbanismo Social, uma outra visão de Favela.
As pontuais comemorações enaltecem o trabalho desenvolvido ao longo dos 19 anos pela FloripAmanhã, com destaque para algumas importantes iniciativas:
Conteúdos
Agenda Floripa 2030/2040/2050
Uma versão atualizada do Projeto Floripa 2030 feita a partir de um processo de construção coletiva de estratégias de desenvolvimento sustentável, econômico, sociocultural e urbano territorial para Florianópolis. Vencedor do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, categoria “Humanidade”, o projeto foi algo inédito, pois nunca havia sido delineada uma visão de futuro para a cidade a partir da sociedade civil organizada, e até hoje continua sendo um importante norteador de projetos da iniciativa privada e do poder público.
Adote uma praça
Desde 2007, a união de esforços da iniciativa privada e da Prefeitura, com a participação da comunidade tem feito a diferença. O projeto tem como propósito resgatar o espaço público como área de lazer, revitalizada e com segurança, promovendo qualidade de vida aos moradores. Dos cerca de 200 lugares públicos existentes em Florianópolis, 50% foram adotados, representando economia para o poder público e benefícios para a população. Dentre os espaços revitalizadas estão a Praça Celso Ramos, a Praça XV de Novembro, o Largo da Alfândega, a Praça Forte São Luiz, entre outras.
Planejamento Urbano
O Relatório Anual de Progresso dos Indicadores de Florianópolis – RAPI foi lançado pela primeira vez em 2019 e aponta caminhos para o desenvolvimento sustentável da cidade. Ele é o resultado de uma ampla pesquisa de coleta e análise de indicadores de sustentabilidade ambiental, urbana e fiscal, bem como um conjunto de recomendações aos entes públicos. O relatório está na sua sétima edição e busca auxiliar governo e sociedade a estabelecerem e seguirem prioridades claras e mensuráveis para o desenvolvimento sustentável da cidade, além de contribuir para a avaliação das políticas públicas urbanas, a partir de uma visão técnica, objetiva e metodologicamente embasada.
Juntamente com a Prefeitura de Florianópolis, entidades empresariais, sociais e de contabilidade, o FloripAmanhã promove ações para incentivar as pessoas a destinarem parte do seu Imposto de Renda (IR) a projetos sociais locais, que apoiam crianças e idosos. Juntos, o Fundo da Adolescência (FIA) e o Fundo do Idoso (FI) receberam cerca de R$ 2 milhões do Imposto de Renda 2023, conforme levantamento do Sindifisco Nacional/Delegacia Sindical de Florianópolis, que reúne os auditores fiscais da Receita Federal.
Já está agendado para o dia 18 de setembro das 8h30 às 12h, no Auditório CIEE, um grande evento com o tema “Transforme o seu Imposto de Renda em Ação Social”. O que se quer é criar um ambiente colaborativo onde todos os envolvidos possam contribuir para melhorar o sistema de doações por meio do Imposto de Renda, promovendo transparência e a participação da sociedade.
Cidade Criativa
Em 2014, Florianópolis foi anunciada como integrante da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco – Gastronomia. O objetivo da iniciativa da FloripAmanhã em conjunto com a prefeitura municipal, organizações da sociedade civil e academia ligadas ao setor é gerar visibilidade internacional e incrementar o setor turístico-gastronômico local, com a qualificação dos estabelecimentos existentes e o estímulo à criação de novos empreendimentos no ramo de gastronomia, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.
Presença marcante
A Associação FloripAmanhã participa efetivamente de diferentes Conselhos, Fóruns e grupos que ajudam a pensar e propor uma cidade cada vez melhor. Entre eles, o Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES). Ao longo desses 19 anos participou ainda da fundação de importantes movimentos como: Floripa Sustentável; ForTur – Fórum de Turismo da Grande Florianópolis; REC Floripa – Rede de Economia Criativa; Rede de Monitoramento Cidadão – Ver a Cidade; e o Grupo Interinstitucional para Gestão de Resíduos Sólidos de Florianópolis.
Foram muitas as iniciativas discutidas e os trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos. “Temos certeza que a Associação FloripAmanhã contribuiu com o desenvolvimento da nossa cidade. Seguimos trabalhando para tornar nossa Florianópolis mais humana, inteligente e desenvolvida de maneira sustentável, a partir de ações colaborativas com outras organizações públicas ou privadas”, finaliza Salomão.