Florianópolis sedia a 10ª Mostra Internacional de Cinema pelos Animais, em setembro

Evento exibirá importantes produções internacionais sobre os direitos dos animais e o impacto socioambiental causado pela ação humana no mundo

Mostra Internacional de Cinema pelos Animais

Mostra Internacional de Cinema pelos Animais 2022. Crédito: Acervo Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)A 10ª Mostra Internacional de Cinema pelos Animais acontecerá no Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), de 05 a 08 de setembro, em Florianópolis. O evento, que é produzido pelo Instituto Muhda e organizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), retorna como um importante palco para o debate sobre os direitos dos animais e o impacto socioambiental causado pela ação humana no mundo.

Com exibições de filmes também em Blumenau (SC), Belo Horizonte (MG) e Cuiabá (MT), a 10ª Mostra Internacional de Cinema pelos Animais conta com o apoio do Prêmio Catarinense de Cinema, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e da Lei Paulo Gustavo, importante iniciativa emergencial de fomento à cultura no Brasil. A produção é realizada pelo Instituto Muhda, em parceria com a SVB, que ampliou o evento para outros estados, com o intuito de expandir o espaço de discussão acerca dos direitos dos animais e o atual sistema de exploração animal.

Programação

Mostra Internacional de Cinema pelos Animais 2022. Crédito: Acervo Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)

Desde sua estreia, em Curitiba (PR), em 2009, a Mostra Internacional de Cinema pelos Animais tem sido uma vitrine para produções audiovisuais de todo o mundo, que abordam a complexa interação entre humanos e animais não humanos – da cooperação à exploração.

Nesta edição, a programação conta com filmes importantes, como Watson (2019), documentário que conta a trajetória do capitão Paul Watson, da Organização Sea Shepherd, recentemente preso na Groenlândia por defender a vida das baleias; Elias: o boi que aprendeu a nadar (2023), que conta a história real de um boi que nadou por mais de cinco horas para fugir de um navio cargueiro de exportação de animais vivos; e Comer vai nos levar à extinção (2021), que traz questionamentos sobre a indústria alimentícia e as consequências advindas do atual modelo de produção de alimentos.

Além da exibição de filmes, serão realizados bate-papos com produtores do evento e convidados especiais, como a representante do Instituto Muhda, responsável pelo projeto em Santa Catarina, Anna Viana (@anna.viana.s), uma sessão de stand-up do ativista vegano Pedro Garutti (@garuttis), além das tradicionais homenagens com estatuetas do Oscow, que são 100% sustentáveis, feitas com matéria-prima biodegradável e etiquetadas com material reciclável. O evento também conta com uma feira de expositores, que oferecerá uma variedade de produtos, serviços e opções de comidas veganas.

Com compromisso contínuo com a defesa dos direitos dos animais e a conscientização sobre o impacto das ações humanas no planeta, a Mostra Internacional de Cinema pelos Animais se estabelece como um evento singular no Brasil para todos que se preocupam com a justiça e a preservação da vida. Mais do que um festival de cinema, é uma celebração da causa animal e um chamado para a ação e a reflexão.
Para mais informações, acesse o website www.mostraanimal.org e os perfis instituto.muhda, mostraanimal e sociedadevegetariana no instagram.

 

SERVIÇO

10ª Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais

Feira de produtos livres de exploração animal

Data: 05 a 08 de setembro de 2024

Local: MIS/SC

Endereço: Centro Integrado de Cultura (CIC)

Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica | Florianópolis (SC)

Horário:

Quinta, 05/09: 18h às 22h

Sexta, 06/09: 18h às 22h

Sábado, 07/09: 14h às 21h

Domingo, 08/09: 14h às 21h

Entrada Gratuita

SOBRE O INSTITUTO MUHDA  

O Instituto Muhda é uma associação civil sem fins lucrativos, sediada em Florianópolis (SC), que busca conquistar autonomias com resiliência e determinação, comungando sonhos e trabalhando em união. Enquanto movimento, os caminhos são orientados a partir de diretrizes que, como bússolas, norteiam as intenções do corpo coletivo do Muhda. São elas: soberania alimentar, saúde, educação, apoio às populações vulnerabilizadas, sustentabilidade e estímulo à arte e à cultura.

Na organização do Instituto, uma rede integrada se esforça para catalisar mudanças transformadoras a favor da vida, liderando iniciativas socioambientais que promovem diversas formas de autonomia. No coração da entidade, está um quadro de colaboradores e parceiros adeptos, com um coletivo de especialistas que abrangem vários campos do conhecimento. Para cada projeto distinto, são selecionados profissionais cujas habilidades se harmonizam e se complementam, alimentando uma visão integrada de suporte e ação impactante nos territórios tocados.

SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA

Fundada e 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços veganos.

Exit mobile version