Você já parou para pensar no impacto que seus hábitos de consumo têm no meio ambiente? Em Rio do Sul, Santa Catarina, um casal encontrou uma maneira criativa e sustentável de transformar resíduos de madeira e tecidos em moda. A Proposta Verde, fundada por Ana Pisetta e João Dolzan em 2008, é um exemplo de como empreendedorismo e responsabilidade socioambiental podem caminhar juntos.
COMO TUDO COMEÇOU
A história da Proposta Verde é marcada pela superação de desafios. Recém-formados, Ana e João buscavam alternativas para um mercado de trabalho limitado. “Queríamos algo com propósito e pensamos: isso é um negócio ecológico. Por que não fazemos algo assim?”, lembra Ana. Inicialmente, o foco estava na produção de móveis sustentáveis, mas a grande quantidade de resíduos gerados os levou a repensar o modelo de negócio.
Foi então que João decidiu estudar ecodesign em Curitiba (PR), aprendendo a transformar sobras de madeira em novos produtos. Um dos primeiros resultados foi uma luminária com LED, que abriu portas para parcerias e até mesmo para a internacionalização por meio do programa Exporta SC, do Sebrae.
DA DECORAÇÃO À MODA
Em 2017, a Proposta Verde iniciou sua transição para o setor da moda. “Lidar com móveis é desafiador, mas percebemos que podíamos aplicar o conceito de sustentabilidade em outros segmentos”, explica Ana. Foi assim que a marca começou a produzir peças únicas utilizando resíduos de madeira e tecidos descartados.
Com a entrada na moda, vieram grandes colaborações. “Lideramos uma coleção de acessórios com a Renner e desenvolvemos projetos com a Osklen, pioneira em moda sustentável no Brasil”, destaca. Entre os produtos criados, estão brincos feitos de madeira de skate e cintos que misturam tecido e artesanato.
ADAPTANDO-SE AO VAREJO
A pandemia trouxe desafios inesperados, como a dependência excessiva de parcerias empresariais. “Percebemos que precisávamos de um canal direto com o consumidor”, conta Ana. Foi então que a Proposta Verde investiu em um e-commerce, permitindo maior autonomia e diversificação de mercado.
Hoje, a marca equilibra vendas diretas ao consumidor com colaborações corporativas. “O varejo tem outro ritmo, outra linguagem, é um desafio constante”, brinca Ana. Apesar disso, a marca lançou duas coleções de joias sustentáveis em parceria com a Osklen apenas em 2024.
SUSTENTABILIDADE EM TRÊS PILARES
Durante a pandemia, Ana e João aprofundaram seus conhecimentos sobre sustentabilidade, percebendo que ela vai além da questão ambiental. Hoje, a Proposta Verde também promove iniciativas sociais e econômicas. Um exemplo é o projeto Musas Coletivo de Moda, que integra mulheres profissionais à cadeia produtiva, criando oportunidades de renda.
Outro destaque é a Associação Balseiro, fundada em 2020. “Criamos eventos como o Dia Mundial da Criatividade, que reuniu artistas locais para oficinas, teatro e música”, explica Ana. As feiras criativas organizadas pela associação já conectaram mais de 150 marcas autorais no Alto Vale do Itajaí, impulsionando a economia local.
O FUTURO DA PROPOSTA VERDE
Com um pé no varejo e outro no B2B, a Proposta Verde segue explorando novos horizontes. “Queremos expandir nosso impacto social e crescer no varejo sem perder de vista as parcerias empresariais”, conclui Ana.
A história da Proposta Verde nos inspira a refletir: como podemos fazer escolhas mais sustentáveis no nosso dia a dia?
Com informações de Agência Sebrae de Notícias
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