“Raízes Brasileiras” é o nome da exposição da artista plástica Nita Faces Brasil, que tem visitação gratuita e está em cartaz no Espaço OPEN Cultura, no Jurerê OPEN, em Jurerê in_, até o dia 10 de fevereiro. Composta por 24 obras, a mostra celebra as múltiplas riquezas culturais e naturais do Brasil.
A coletânea se desdobra em três temas: a celebração das mulheres e da biodiversidade brasileira, com foco na fauna e na flora; as festas, como um reflexo da resiliência do povo brasileiro diante da pandemia; e o circo, uma homenagem à La Compagnie des Contraires, de Paris, onde Nita já participou de oficina de arte.
Embora se complementem, as pinturas, feitas em tinta acrílica sobre tela, foram produzidas em diferentes momentos de pesquisa da artista. A diversidade de mulheres brasileiras e do meio ambiente do país estão representadas nos traços de personagens negras, indígenas e brancas, em quadros que trazem também flores e aves. Entre elas: a Dália e o Cardeal, o Amor-Perfeito e o Bem-Te-Vi, a Cegonha e o Girassol, o Hibisco e o Tucano e a Flor de Lótus e o Carcará.
De acordo com Nita, a primeira parte da exposição já estava pronta para ir a Paris quando foi anunciada a pandemia de Covid-19. “Acabei cancelando tudo e, dessa mudança de planos, nasceu a segunda parte do trabalho”, conta a artista autodidata.
Essa nova fase resultou na coleção “Um Sonho de Festa”, pinturas mostram uma junção entre o desejo de fazer festa – algo que foi proibido durante a pandemia – e as lembranças de quando Nita expôs seus trabalhos artísticos no circo e espaço cultural La Compagnie Des Contraires, na capital francesa. Nesse processo, a artista explora seus sentimentos, que são traduzidos nas telas pela magia das bruxas festeiras de Santa Catarina, pelo circo e por seus personagens, principalmente o palhaço.
Com curadoria da arquiteta Adriana Genro (Milão, Itália), cada peça da exposição é um convite a mergulhar nas raízes de uma identidade única e vibrante. A artista trabalha com cores puras e faces, pois acredita que as expressões faciais revelam a essência íntima das pessoas.
Segundo ela, a principal expectativa em realizar a exposição em Jurerê in_ é a de ampliar a divulgação do seu trabalho e conquistar mais espaços, inclusive no exterior. “Aqui tem um público muito variado, que vem das mais diversas partes do mundo. Quem sabe alguém tenha interesse em fazer essa conexão”, aposta Nita.
A mostra “Raízes Brasileiras” está em cartaz diariamente, das 9h às 21h, na Plataforma 1. É possível acompanhar o trabalho de Nita pelas redes sociais @nitafacesbrasil.
SERVIÇO
Exposição “Raízes Brasileiras”, de Nita Faces Brasil
Quando: até o dia 10/2
Onde: Espaço OPEN Cultura, no Jurerê OPEN. Avenida dos Búzios, 1800, Jurerê in_
Horários: diariamente, das 9h às 21h
Entrada: gratuita