O longa-metragem “O Brutalista” está fazendo história! Considerado um dos principais concorrentes ao Oscar 2025, a premiação mais esperada do ano, o filme acumula impressionantes 10 indicações, incluindo a cobiçada categoria de Melhor Filme. Mas, por trás de seu enredo envolvente, que conta a trajetória de um arquiteto húngaro que migra para os Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, há um convite para o público olhar com outros olhos para a arquitetura e, especialmente, para um movimento que ainda desperta discussões intensas: o brutalismo.
Conteúdos
O BRUTALISMO: MAIS DO QUE UM MOVIMENTO ARQUITETÔNICO, UMA FERRAMENTA DE REFLEXÃO
Embora alguns profissionais da área apontem discrepâncias cronológicas ou de obras no filme, é impossível ignorar o potencial da obra para aprofundar a discussão sobre o papel da arquitetura na sociedade. Alberto Lohmann, professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), compartilha sua visão sobre o impacto que a narrativa pode causar. Para ele, “um filme como O Brutalista traz à tona a discussão e valorização da Arquitetura e, principalmente, da Arquitetura Brutalista”.
E como um bom filme de ficção pode nos levar a refletir sobre questões cruciais? Lohmann explica que, ao inserir essa linguagem arquitetônica no enredo, o filme provoca uma reflexão profunda sobre a preservação do patrimônio e sobre o contexto social e político que molda a arquitetura.
Mas afinal, o que caracteriza o brutalismo? O brutalismo é uma vertente que nasceu do modernismo e tem como principais marcas construções minimalistas, com uso do concreto aparente, sem qualquer revestimento. Estruturas angulares e o uso de cores monocromáticas são suas características mais visíveis. Um movimento arquitetônico que, ao mesmo tempo, desafia e encanta. E no Brasil, o brutalismo se tornou conhecido através da Escola Paulista, que contou com a liderança de arquitetos renomados, como João Batista Vilanova Artigas.
O BRUTALISMO EM FLORIANÓPOLIS: EXEMPLOS E IMPACTO
Em Florianópolis, a arquitetura brutalista se manifesta em vários pontos da cidade, e um dos exemplos mais emblemáticos é o prédio da Reitoria da Udesc. Localizado na Avenida Madre Benvenuta, no bairro Itacorubi, o edifício, inaugurado em 1976, foi inicialmente sede da Telesc, a Telecomunicações de Santa Catarina, e foi adquirido pela Udesc em 2021.
Para Lohmann, o edifício é um verdadeiro ícone do brutalismo, onde o concreto aparente se mistura com brises, também de concreto, formando uma composição única. Além disso, o prédio possui um formato em “Y”, uma referência à marca da antiga Telesc. Essa simetria e funcionalidade, aliados a um design que integra o imóvel ao paisagismo local, mostram como a arquitetura pode criar conexões harmônicas com o ambiente urbano.
“Do ponto de vista histórico, o edifício representa a expansão da infraestrutura urbana da capital catarinense, ao lado de outras construções públicas como as da Celesc. Esses edifícios ajudaram a consolidar bairros como Itacorubi, Santa Mônica, Trindade, entre outros”, destaca Lohmann.
Além disso, a construção da Udesc se destaca no cenário arquitetônico de Florianópolis, ao lado de outras obras brutalistas de grande importância, como o CEISA Center, o Centro Cívico Tancredo Neves e o Fórum Desembargador Eduardo Luz, antiga sede do Governo do Estado de Santa Catarina.
Para o especialista, a preservação desses edifícios é essencial para que as futuras gerações possam apreciar o legado do passado. “A importância da preservação dessas edificações é de mantê-las como testemunhos tangíveis do passado e elas deveriam ser tombadas como patrimônio de Santa Catarina”, conclui Lohmann.
ARQUITETURA COMO FERRAMENTA ARTÍSTICA: O CASO DO DESENHO URBANO
Mas a arquitetura não se limita às estruturas de concreto e vidro. Ela também pode ser uma fonte de inspiração artística. Em junho de 2024, o edifício da Udesc foi escolhido como modelo por desenhistas que participam do movimento Urban Sketchers. Esse evento, realizado no dia 15 de junho, contou com a participação de artistas urbanos que buscam capturar a essência das construções e paisagens de maneira única e autêntica.
O evento, organizado pelo grupo Urban Sketchers Florianópolis, é uma verdadeira celebração da arquitetura como arte. O movimento Urban Sketchers tem presença internacional, e em Laguna, cidade que abriga o Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres) da Udesc, as atividades são coordenadas pelos professores Alberto Lohmann e Patrícia Turazzi Luciano. Para saber mais sobre essas atividades, o grupo mantém um perfil no Instagram: @usklaguna.
A ARQUITETURA BRUTALISTA E O SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE URBANA
O que você pensa sobre o brutalismo? Para muitos, essa é uma arquitetura que se destaca pela sua ousadia e pela forma como ela dialoga com o contexto urbano e social. Ao mesmo tempo, sua aparência robusta e, por vezes, “inacabada” gera debates acalorados. O Brutalista, o filme, é uma oportunidade única para repensar o legado desse estilo arquitetônico e refletir sobre o papel das edificações em nossa história.
Em um cenário onde a preservação do patrimônio arquitetônico muitas vezes se torna um desafio, o brutalismo nos convida a uma reflexão mais profunda sobre o que deixamos para o futuro. Será que as construções modernas que dominam as cidades de hoje são realmente legados que valem a pena ser preservados? Filmes como “O Brutalista” e discussões como as que ele promove podem ser o pontapé para que essas questões ganhem a atenção que merecem.
E você, o que pensa sobre isso? O brutalismo é um estilo arquitetônico que merece ser valorizado ou desafiado?
Fonte: Notícias UDESC
CONECTE-SE COM O CONECTA FLORIPA
Acompanhe o Portal Conecta Floripa e fique por dentro das notícias e eventos em Florianópolis no Conecta Floripa no Instagram.
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter ou participe do nosso Grupo de WhatsApp.
CONECTE-SE COM O CONECTA SC
Acompanhe o Portal Conecta SC e fique por dentro das notícias, eventos e dicas de turismo de Santa Catarina também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter ou participe do nosso grupo no WhatsApp.