No próximo domingo (23) Florianópolis celebra 352 anos de uma rica história, principalmente quando se trata da cultura ilhéu. Entre bruxas, boi de mamão e um vocabulário “manezês”, com palavras e expressões típicas de quem é da capital catarinense, um dos personagens mais “quiridos” do cenário artístico manezinho é o SEO Maneca.
Com seu cabelo penteado para trás, sandália de dedo, calça de pegar siri e paletó de ir à missa, o personagem criado em 1991 pelo ator e diretor de teatro Geraldo Cunha há 34 anos tem a missão de manter viva a memória cultural de Florianópolis. Por trás da interpretação há muita pesquisa, sendo que todos os causos contatos por ele são baseados em histórias reais e na literatura.
“O SEO Maneca nasceu após uma extensa pesquisa sobre a cultura ilhéu. Foi um trabalho que envolveu entrevistas com antigos moradores, coleta de histórias e observação da maneira como se expressavam, além de um estudo aprofundado em fontes teóricas, especialmente na obra de Franklin Cascaes. O objetivo sempre foi sintetizar e divulgar os diversos aspectos da ‘cultura mané'”, explica o ator.
No começo SEO Maneca fazia par com Dona Bilica, mas depois seguiram caminhos diferentes. Cunha conta que o personagem é um pescador aposentado que “enxerga com estranhamento as mudanças na cidade”. Em suas apresentações, o público se diverte e, ao mesmo tempo, conhece elementos essenciais da identidade ilhéu. “Entre os visitantes, o espetáculo é uma ponte para entender o ‘ser mané’, pois revela traços da nossa forma de falar, dos nossos costumes e histórias”, revela. “SEO Maneca é um verdadeiro divulgador da cultura manezinha, resgatando memórias da época em que Florianópolis era um pequeno povoado de pescadores e engenhos”, complementa Cunha.
As narrativas incluem lendas de bruxas, lobisomens e outras crendices que fazem parte do imaginário popular. Com um legado consolidado, mas sempre em movimento, SEO Maneca segue encantando gerações e preservando as raízes culturais de Florianópolis. “A cultura popular está sempre em transformação, mas muito do que existia no passado se perdeu com as mudanças urbanas. Por isso, SEO Maneca é essencial para manter viva essa memória”, destaca Geraldo.
SAIBA MAIS
Ator, diretor e pesquisador de teatro, Geraldo Cunha é licenciado em Artes Cênicas pela Udesc e atua no teatro há quase quatro décadas. À frente da Cia Cênica Desterrados, ele segue apresentando SEO Maneca em intervenções e espetáculos teatrais. Além disso, dirige “Ah! Mago!”, com Nei Massa e Carlos Zoega, além de desenvolver um novo espetáculo com máscaras expressivas.
Contato: (48) 9 9939-8798 (Geraldo Cunha)
CONECTE-SE COM O CONECTA FLORIPA
Acompanhe o Portal Conecta Floripa e fique por dentro das notícias e eventos em Florianópolis no Conecta Floripa no Instagram.
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter ou participe do nosso Grupo de WhatsApp.