Notícias São JoséCulturaNotícias Florianópolis

Biblioteca Pública de São José tem 147 anos, muitas histórias e aproximadamente 35 mil títulos disponíveis

biblioteca pública de são josé - jorge a pratto lançamento - escritas poéticas rimadas
Escritor Jorge A Pratto na Biblioteca Pública de São José. Fotografia: Francine Canto

Fundada em 1877, com sede em um prêdio de 1851, a Biblioteca Pública de São José se destaca como uma das mais antigas do estado de Santa Catarina.

biblioteca pública de são josé - 1851 - francine canto

A biblioteca possui aproximadamente 35 mil títulos disponíveis no acervo, composto por livros, periódicos informativos e científicos, e obras de referência, como enciclopédias, dicionários, guias e anuários.

biblioteca pública de são josé - livro São José uma cidade imperial
Fotografia: Francine Canto

A biblioteca está aberta de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para realizar o cadastro e obter o empréstimo de um livro, é necessário apresentar o CPF, telefone e comprovante de residência.

biblioteca pública de são josé - familia - história do brasil
Fotografia: Francine Canto

Maitê, de 8 anos, tornou-se uma recorrente frequentadora da biblioteca após participar do programa “Conheça São José”, onde alunos da rede municipal realizam visitas monitoradas ao Centro Histórico e outras instituições culturais, para que conheçam como ocorreu o processo de ocupação humana ao longo dos anos. “O que eu mais gostei foi a biblioteca, por isso continuei pedindo aos meus pais pra vir”, relatou a menina que contou já ter convidado outros colegas.

Aberta quando ocorre a tradicional Feira da Freguesia, a biblioteca é também palco de lançamentos de livros. No último mês o escritor Jorge A Pratto lançou lá o seu livro Escritas Poéticas Rimadas.

biblioteca pública de são josé - jorge a pratto lançamento
Fotografia: Francine Canto

História da Biblioteca Pública de São José

Teve origem em um documento enviado por João Ferreira de Mello, então Presidente da Câmara Municipal de São José, ao Presidente da província de Santa Catarina. No documento, Mello solicitava a criação de uma biblioteca pública para o município.

Em resposta a esse pedido, no mesmo ano, o secretário da Província encaminhou diversas publicações oficiais, relatórios, livros e revistas, marcando o início do acervo da biblioteca. Desde então, a instituição tem desempenhado um papel crucial na disseminação de conhecimento e cultura na região. Mantendo viva a tradição de promoção do conhecimento e da educação que marcou sua fundação há mais de um século.



Acompanhe o Portal Conecta São José e fique por dentro das notícias da cidade também nas redes sociais:São José no Facebook | Conecta São José no Instagram

Fonte
SECOM São José

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo