Cidadania

“Compre do Pequeno”: participe da campanha do Sebrae que valoriza os pequenos negócios brasileiros

 

"Compre do Pequeno": participe da campanha Sebrae que valoriza os pequenos negócios brasileiros Se você pudesse fazer uma escolha simples, capaz de fortalecer a economia local, apoiar famílias e ainda garantir produtos e serviços de alta qualidade, você faria, certo? Essa é a essência por trás da campanha “Compre do Pequeno“, promovida pelo Sebrae, que em 2024 chega com força total para mais uma edição repleta de ações e engajamento. Mas afinal, o que torna esse movimento tão importante e como ele impacta a vida de todos nós?

A FORÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS

Quando pensamos na economia do Brasil, muitas vezes imaginamos grandes empresas e corporações, mas o que realmente move o país são os pequenos negócios. Esses empreendimentos representam 95% de todas as empresas no Brasil e são responsáveis por nada menos que 63% dos empregos criados no primeiro semestre de 2024. Surpreendente, não?

Os dados reforçam a importância dos pequenos negócios no cenário nacional. São mais de 20 milhões de pequenos negócios no país, distribuídos nos mais diversos setores: serviços, comércio, indústria, construção civil e agropecuária. Cada um desses negócios contribui diretamente para o desenvolvimento do Brasil, gerando empregos, promovendo a inclusão social e garantindo uma economia mais forte e resiliente.

São as padarias de bairro, os salões de beleza, os mercados locais, os pequenos restaurantes e tantas outras micro e pequenas empresas que fazem parte do nosso dia a dia. E o que torna tudo isso ainda mais especial é o laço afetivo que esses negócios criam com a comunidade. Quem nunca se tornou fiel a um comércio local, seja pelo atendimento, pela qualidade ou pelo simples fato de ser parte da rotina?

SEBRAE E O MOVIMENTO COMPRE DO PEQUENO

Desde 2015, o Sebrae lidera a campanha “Compre do Pequeno”, e em 2024, o movimento promete ainda mais impacto. A campanha conta com o apoio de influenciadores e personalidades, como o humorista Paulo Vieira, a influenciadora Pequena Lô e a jornalista Fernanda Gentil. Através da hashtag , o Sebrae convida os brasileiros a compartilharem suas experiências e histórias com seus pequenos negócios favoritos.

Além disso, a campanha se desdobra em uma série de ações espalhadas por diferentes plataformas e formatos, incluindo programas de TV, podcasts, redes sociais e colaborações com influenciadores digitais e o Portal Conecta SC não poderia ficar de fora dessa, não é mesmo?

PEQUENOS NEGÓCIOS EM SANTA CATARINA

Em Santa Catarina, a relevância dos pequenos negócios não é diferente. O estado conta com mais de 1.105.776 empresas, sendo que 86% delas são micro e pequenas empresas. O Observatório de Negócios do Sebrae/SC revelou que 49% dos empregos formais no estado são gerados por esses empreendimentos, que também contribuem com 35% do PIB catarinense. São números que deixam claro o quanto os pequenos negócios são essenciais para a sustentabilidade econômica do estado.

Um dado interessante é que 55,22% das empresas em Santa Catarina são geridas por microempreendedores individuais (MEIs), reforçando o perfil empreendedor do estado. Além disso, o setor de serviços lidera entre os pequenos negócios catarinenses, seguido pelo comércio e pela indústria.

COMPRE DO PEQUENO: UMA ATITUDE QUE FAZ A DIFERENÇA

Mas afinal, por que comprar do pequeno? A resposta vai muito além de impulsionar a economia. Quando você opta por comprar de um pequeno negócio, está contribuindo diretamente para o desenvolvimento da sua comunidade. O pão fresquinho da padaria do seu bairro, o atendimento cuidadoso do salão de beleza local, o conserto rápido e eficiente da oficina na esquina… São esses serviços e produtos que garantem que a economia local continue girando e que empregos sejam gerados.

Você sabia que, de acordo com dados do Sebrae, as micro e pequenas empresas são responsáveis por 30% do PIB do Brasil? Isso significa que a cada vez que você escolhe comprar de um pequeno negócio, está fortalecendo uma parte significativa da economia do país. E não para por aí: esses empreendimentos também são grandes responsáveis por promover uma melhor distribuição de renda e garantir inclusão social, já que muitos deles oferecem o primeiro emprego para milhares de brasileiros.

CONEXÃO COM A COMUNIDADE: MAIS DO QUE UMA RELAÇÃO COMERCIAL

Os pequenos negócios têm uma característica única: a capacidade de criar uma conexão genuína com seus clientes. Quem compra do pequeno não está apenas adquirindo um produto ou serviço, mas também participando de uma história. É o padeiro que já conhece o gosto do cliente, o cabeleireiro que sabe exatamente como deixar o corte perfeito, o mecânico que se preocupa em explicar cada detalhe do conserto. Essas interações transformam o ato de comprar em uma experiência personalizada, criando uma fidelidade que vai além da simples relação comercial.

E é justamente essa relação que o Sebrae quer valorizar com a campanha “Compre do Pequeno”. “Quem compra do pequeno negócio vira fã” é o mote desta edição, e a ideia é estimular o reconhecimento desses empreendedores que, muitas vezes, se tornam verdadeiros patrimônios da comunidade. Afinal, quantos de nós não temos uma loja, uma padaria ou um restaurante favorito que recomendamos com orgulho para amigos e familiares?

De acordo com Décio Lima, presidente do Sebrae, “Os pequenos são os imprescindíveis, tão importantes nas nossas vidas que, em algumas situações, se transformam em verdadeiros patrimônios da comunidade em que estão inseridos e se tornam referência”.

SER FÃ DO PEQUENO NEGÓCIO É…

Ser fã do pequeno negócio é muito mais do que apenas comprar. Se você também quer apoiar os pequenos negócios, o movimento “Compre do Pequeno” oferece diversas ideia que como ajudar. Além de comprar diretamente de pequenos empreendedores, você pode:

  1. Recomendar aos amigos: A propaganda boca a boca é uma das melhores formas de divulgação. Se você gosta de um produto ou serviço, indique para outras pessoas.
  2. Seguir nas redes sociais: Siga os perfis dos pequenos negócios e interaja com eles. Comentar e curtir aumenta a visibilidade da marca e ajuda na divulgação.
  3. Pedir delivery de pequenos negócios: Na próxima vez que for pedir comida, por que não optar por um restaurante local em vez de grandes redes?
  4. Caprichar na gorjeta: Foi bem atendido? Então, não se esqueça de valorizar esse atendimento com uma gorjeta justa. Os 10% fazem a diferença!

CIRCUITO DE COMPRAS: ENCONTRE SEU PRÓXIMO FAVORITO

E para facilitar ainda mais essa conexão, o Sebrae criou o “Circuito de Compras“, uma plataforma que reúne indicações de pequenos negócios, tanto online quanto presenciais. É uma ótima oportunidade para descobrir novos lugares e compartilhar suas paixões com a comunidade. Afinal, ser fã do pequeno negócio é isso: apoiar, recomendar e fazer parte dessa história de sucesso.

Acesse o hotsite da campanha, clicando no banner no topo ou no rodapé do Portal Conecta SC, assim além de se engajar na campanha você também ajuda a gente, que também é um pequeno negócio, cheio de histórias e de boas intenções.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo