Paciente do CEPON vira super-herói para ajudar outros na luta contra o câncer

Fotos: Divulgação Ascom/SES

Você já imaginou um super-herói visitando um hospital? Os pacientes, acompanhantes e colaboradores do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), uma unidade do Governo do Estado de Santa Catarina, tiveram essa experiência incrível quando o Batman apareceu para fortalecer a luta contra o câncer. Em meio a momentos desafiadores, a leveza, o bom humor e os sorrisos são ferramentas poderosas para promover o bem-estar e facilitar a recuperação dos pacientes.

O SUPER-HERÓI DA VIDA REAL

Quem é o Batman do CEPON? O super-herói é na verdade Elton Guedes, um paciente do próprio CEPON que decidiu transformar sua luta contra a doença em uma força para ajudar outros pacientes. Em 2020, Elton, um barbeiro, foi diagnosticado com câncer de garganta. Mesmo enfrentando muitas dificuldades e medos, ele transformou sua dor em amor. Após completar 38 sessões de radioterapia no CEPON, ele viu uma oportunidade de fazer o bem e oferecer acolhimento às pessoas que enfrentam os desafios do câncer.

“Após dois anos do meu tratamento, recuperado da saúde e financeiramente, assisti ao filme do Batman e percebi que o personagem transmite proteção, alegria, confiança e honestidade. O Batman faz tudo por pessoas que ele nem conhece. Isso me inspirou a me tornar o Batman. Hoje sinto que nasci para isso”, afirma Elton.

A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO NO TRATAMENTO

Para a diretora Geral do CEPON, Dra. Mary Anne Taves, oferecer assistência oncológica de excelência, aliada à humanização e positividade, faz uma grande diferença no tratamento. “Manifestações de amor, carinho e atenção são fundamentais. Lembrar o quanto uma pessoa é querida e amada em momentos de delicadeza extrema contribui significativamente para o processo de recuperação e fortalecimento da saúde”, destaca.

SORRISO COMO TERAPIA

Você sabia que o riso pode ser um poderoso aliado na luta contra o câncer? Pesquisas científicas confirmam que o riso estimula a produção de beta-endorfinas no cérebro, substâncias com importante potencial analgésico, ajudando a aliviar ou eliminar a dor, entre outros efeitos benéficos. Atuando como voluntário em hospitais oncológicos, Elton, na pele do Batman, relata que a experiência é indescritível.

“A visita ao CEPON foi marcante; consegui transmitir energia às pessoas para que superassem este momento tão difícil. Vi pessoas emocionadas, com a esperança de superar este desafio. Plantei nelas a ideia de que podem fazer a diferença após a cura. Alguns pacientes até compartilharam seus planos para o futuro”, conclui Elton.


Acompanhe o Portal Conecta SC também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter.

Exit mobile version