Startups lideradas por mulheres nos países do BRICS poderão participar de competição internacional

As inscrições abrem em março para empreendedoras residentes de todos os países integrantes e parceiros do bloco

Em 2025, o Sebrae será o responsável pela organização do BRICS Women’s Startups Contest, iniciativa promovida pela Women’s Business Alliance (Aliança de Empreendedorismo Feminino do BRICS). O concurso seleciona startups fundadas por mulheres nos países do BRICS, avaliando-as com base em critérios como inovação, impacto e maturidade do negócio. Para esta edição, são esperadas mais de 2 mil participantes, com previsão de abertura das inscrições em março.

A competição está estruturada em seis categorias: Saúde e Bem-Estar; Agricultura e Segurança Alimentar; Educação e Desenvolvimento de Habilidades; Energia, Infraestrutura e Mobilidade; Comércio, Serviço e Transformação Digital; e Desenvolvimento Sustentável e Soluções Climáticas.

Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, destacou em entrevista à Agência Sebrae a relevância da participação da instituição no concurso. “O Sebrae tem um papel fundamental ao levar sua expertise em pequenas empresas. Observamos que, apesar de as economias dos países do BRICS serem amplamente sustentadas por micro e pequenos negócios, esses empreendimentos ainda não ocupam um papel de protagonismo. Além disso, temos programas consolidados de apoio às startups”, afirmou.

As startups inscritas serão avaliadas com base em critérios como inovação, impacto, viabilidade comercial e capacidade técnica. Para garantir uma disputa mais equitativa, a premiação levará em conta o nível de maturidade das empresas, classificando-as em três estágios: inicial, tração e alto nível.

O lançamento oficial da competição está previsto para março, durante o WeForum, em Belo Horizonte (MG), com inscrições abertas até abril. A avaliação final das startups ocorrerá no BRICS Summit, em julho.

Startups brasileiras vencedoras

Duas startups brasileiras lideradas por mulheres receberam destaque na edição de 2024 do evento realizado em Moscou, na Rússia. A Mundi, associada à ACATE, e a Pluvi, de Pernambuco, tiveram suas soluções avaliadas em um seleto grupo de mais de mil empreendedoras de 28 países. No Brasil, 147 startups femininas participaram da competição, com grande parte delas vinculadas à rede de atendimento do Sebrae.

Fonte: Agência Sebrae

CONECTE-SE COM O CONECTA SC

Acompanhe o Portal Conecta SC e fique por dentro das notícias, eventos e dicas de turismo de Santa Catarina também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram

Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter ou participe do nosso grupo no WhatsApp.

Exit mobile version