Santa Catarina volta a acender o sinal de alerta no combate à dengue. Entre os dias 29 de dezembro de 2024 e 13 de janeiro de 2025, foram registrados impressionantes 2.102 casos prováveis da doença, espalhados por 107 municípios catarinenses. A situação se agrava com a identificação de 1.487 focos do mosquito Aedes aegypti em 145 cidades. Os números crescentes preocupam, destacando a importância de ações rápidas e eficazes.
Esses dados foram apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e sua Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) nesta quarta-feira, 15, revelando que, além dos casos confirmados, outros 2.031 seguem sob investigação. Para se ter uma ideia da gravidade, houve um aumento em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando 2.052 casos prováveis foram reportados.
CENÁRIO ALARMANTE: ÓBITOS E EMERGÊNCIA SANITÁRIA EM 2024
O ano de 2024 foi marcado por um cenário crítico. Santa Catarina enfrentou uma das maiores transmissões de dengue da sua história, com 340 mortes registradas em decorrência da doença. A gravidade obrigou o governo estadual a decretar situação de emergência.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, enfatizou que o combate à dengue é um esforço coletivo:
“Estamos intensificando ações estratégicas, como a capacitação das equipes regionais e municipais, o apoio técnico às cidades e a ampliação de leitos para atender pacientes. […] Somente com a união de esforços entre Governo, municípios e sociedade será possível vencer essa batalha.”
Demarchi ainda destacou iniciativas como a Semana de Mobilização da Rede de Ensino, encontros regionais e parcerias com órgãos públicos e privados, que foram fundamentais para conter o avanço da dengue no ano anterior.
COMO TODOS PODEMOS AJUDAR A COMBATER A DENGUE?
Você sabia que a maior parte dos focos do Aedes aegypti está dentro ou ao redor de nossas casas? Pequenos cuidados podem fazer toda a diferença. Vamos juntos nessa missão? Confira algumas dicas práticas para eliminar criadouros do mosquito:
- Evite o acúmulo de água em recipientes como pneus, tampas de garrafas e latas.
- Não deixe materiais descartáveis sem uso acumulados em terrenos baldios ou pátios.
- Trate piscinas com cloro e, se estiverem fora de uso, esvazie-as completamente.
- Mantenha lagos e tanques limpos ou invista em peixes que se alimentem de larvas.
- Lave semanalmente as vasilhas de água e comida dos pets com escova e sabão.
- Coloque areia nos pratos de plantas e elimine a água acumulada nas folhas pelo menos duas vezes por semana.
- Lixeiras devem estar sempre tampadas, e pneus guardados em locais secos e cobertos.
Cada gesto conta! Pergunte-se: “O que eu posso fazer hoje para proteger minha família e minha comunidade?”
UNINDO ESFORÇOS PARA UM FUTURO MAIS SEGURO
A luta contra a dengue exige o engajamento de todos: governo, municípios e, claro, cada um de nós. Juntos, podemos reverter esse cenário preocupante e proteger a população catarinense de futuras epidemias. Vamos agir agora?
Não deixe para amanhã: combata o mosquito hoje!
Com informações de Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde
CONECTE-SE COM O CONECTA SC
Acompanhe o Portal Conecta SC e fique por dentro das notícias, eventos e dicas de turismo de Santa Catarina também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter ou participe do nosso grupo no WhatsApp.