Arraiá da Melhor Idade reúne mais de mil idosos em Palhoça
Cerca de 1,1 mil participantes marcaram presença no Arraiá da Melhor Idade realizado pela Prefeitura de Palhoça na última terça-feira (23). A festa aconteceu na Capela Imaculada Conceição, no bairro Alto Aririu, e reuniu idosos vinculados ao Centro de Convivência do Idoso e ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município.
Com programação voltada à integração social, o Arraiá da Melhor Idade contou com música, danças, comidas típicas e atividades recreativas. A iniciativa reforçou as ações desenvolvidas ao longo do ano para estimular a participação comunitária e ampliar os espaços de convivência para a população idosa da cidade.
Conteúdos
ARRAIÁ DA MELHOR IDADE PROMOVE ENCONTRO E INTEGRAÇÃO
O evento transformou a tarde dos participantes em uma celebração típica de São João. A decoração temática e as atrações tradicionais ajudaram a criar um ambiente de confraternização entre idosos de diferentes regiões do município.
Além das apresentações e momentos de dança, a programação incluiu concurso de vestimentas juninas e distribuição de brindes para participantes que se destacaram durante a festa.
O cardápio oferecido aos presentes reuniu itens tradicionais das festividades juninas, como pipoca, algodão-doce, cachorro-quente, bolos, amendoim, pinhão, sucos e quentão.
ATIVIDADES PARA IDOSOS GANHAM DESTAQUE EM PALHOÇA
A participação dos grupos cadastrados nos serviços socioassistenciais evidenciou a adesão às atividades voltadas ao público da terceira idade. Somente o Centro de Convivência do Idoso levou aproximadamente 120 participantes ao local, transportados em dois ônibus disponibilizados para a ação.
Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Maurício Roque, o evento tem papel importante na promoção da convivência e do fortalecimento das relações comunitárias.
“O Arraiá da Melhor Idade é um momento de alegria, convivência e acolhimento. É uma oportunidade de valorizar os nossos idosos, reconhecer suas histórias e garantir que continuem participando ativamente da vida em comunidade”, destacou.
ORGANIZAÇÃO BUSCOU GARANTIR ACOLHIMENTO E SEGURANÇA
A estrutura da festa foi preparada pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, responsável pela realização de eventos voltados à população idosa ao longo do ano.
De acordo com a diretora de Proteção Social Básica, Josiane Cristina da Silva Santana, o planejamento envolveu diferentes equipes para garantir conforto e segurança aos participantes.
“Esse é um evento planejado com muito carinho por toda a equipe. Todos os anos, buscamos proporcionar uma experiência especial, com alegria, segurança, integração e valorização para os idosos que participam dos grupos e serviços do município”, afirmou.
PARTICIPANTES DESTACAM IMPORTÂNCIA DOS ENCONTROS
Entre os presentes, a expectativa pela realização do evento ficou evidente. Para muitos idosos, a festa representa uma oportunidade de reencontrar amigos, participar de atividades culturais e fortalecer vínculos construídos nos grupos de convivência.
“Eu venho todos os anos. Gosto de dançar, encontrar as amigas e participar de tudo. É um dia muito feliz para nós”, afirmou Dona Alice.
Já Seu Joaquim destacou o aspecto social do encontro. “A gente espera por esse momento. É bom sair de casa, conversar, dançar e rever os amigos. A festa anima a vida da gente”, disse.
AÇÕES SOCIOCULTURAIS AMPLIAM PARTICIPAÇÃO DA PESSOA IDOSA
Além do caráter festivo, o Arraiá da Melhor Idade integra um conjunto de iniciativas voltadas ao fortalecimento da participação social da população idosa em Palhoça.
A mobilização dos grupos e o envolvimento dos profissionais da rede socioassistencial demonstram a continuidade de ações que buscam incentivar o envelhecimento ativo, ampliar o acesso a atividades culturais e fortalecer os vínculos comunitários entre os participantes ao longo do ano.





